O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) passará a adotar, a partir da próxima quinta-feira (19), o novo manual de provas práticas da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), trazendo mudanças significativas no processo de avaliação de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Entre as principais alterações está a retirada da prova de baliza para a categoria B, que é destinada a condutores de veículos automotores de 4 rodas, com Peso Bruto Total (PBT) de até 3.500 kg e lotação máxima de 8 lugares (excluindo o motorista).
A exigência permanece válida para as demais categorias.
Outra mudança importante é o aumento do número de faltas necessárias para reprovação. Antes, o candidato era reprovado ao cometer quatro faltas; com o novo manual, esse número passa para 11 faltas.
O novo modelo também elimina as chamadas faltas eliminatórias. Com isso, o candidato só poderá ser reprovado automaticamente caso o examinador identifique que ele não possui condições mínimas de conduzir o veículo com segurança, conforme avaliação técnica durante a prova prática.
As mudanças passam a valer para todos os candidatos, inclusive aqueles que já estão em processo de obtenção da CNH. Segundo o Detran-PI, ajustes jurídicos e técnicos estão sendo finalizados para garantir a implantação do novo fluxo de provas práticas no estado.
De acordo com a Diretora do Detran-PI Luana Barradas. “As alterações foram baseadas em estudos realizados pela Senatran, com o objetivo de desburocratizar, reduzir custos e manter o foco na segurança viária”, afirma a diretora. A expectativa é que os impactos positivos sejam avaliados a médio e longo prazo.
Instrutores de trânsito autônomos
O Detran-PI reforça ainda que o edital para credenciamento de instrutores de trânsito autônomos permanece aberto, sem previsão de encerramento. O processo de credenciamento foi simplificado, e a exigência de seguros deixou de ser obrigatória, facilitando o acesso de novos profissionais ao mercado de trabalho .
Interessados podem procurar qualquer posto do Detran-PI, na capital ou no interior, onde equipes estão disponíveis para prestar orientações, esclarecer dúvidas e auxiliar na abertura do processo de credenciamento.
Informações Conecta Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITORES:O Portal Parnaiba Informa não tem vínculo com a prefeitura de Parnaíba e nem com o Governo do Estado do Piauí.É assim que se faz uma imprensa livre.
Os comentários publicados são de inteira responsabilidade de seus criadores e não refletem,em momento algum, a opinião do Portal Parnaiba informa.
IMPORTANTE RESSALTAR:
O Portal Parnaiba informa também acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e antes de fazer qualquer tipo de comentário.
O Portal Parnaiba informa tem como principal objetivo ser um veículo de comunicação a fim de expressar a liberdade de opinião,um espaço para o diálogo com a população e para informar sobre serviços, ações, notícias, que influenciem diretamente na vida dos cidadãos piauieses.
• O Portal Parnaiba informa esta aberto ao público, que podem participar comentando em notícias e enviando dúvidas, elogios, críticas e sugestões, desde que estejam de acordo com a política de uso e não se enquadrem nos seguintes casos:
• contenham material discriminatório, de caráter ofensivo, ilegal, preconceituoso e racista;
• contenham ameaças, perjúrio, difamação ou qualquer conteúdo inapropriado que viole os padrões da rede social Blogger ou da legislação brasileira;
• contenham textos, fotos, vídeos de teor pornográfico, violento, rude, grosseiro e escatológico;
• divulguem promoções, perfis, materiais de campanhas eleitorais de qualquer partido ou pessoa ou propagandas de terceiros;
• tenham vocabulário chulo ou de baixo calão;
• tenham informações que promovam mentiras ou conteúdo inverídico;
• ofendam ou difamem o Portal Parnaiba informa, outros leitores do blog, servidores ou membros da instituição;
• divulguem informações pessoais do usuário. A permanência implica na responsabilidade única e exclusiva de seu publicador e não caracteriza endosso do Portal Parnaiba informa.