quarta-feira, 16 de julho de 2025

Polícia Civil do Piauí deflagrou uma operação de grande escala com o objetivo de desarticular uma célula criminosa composta majoritariamente por mulheres


A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta quarta-feira (16) uma operação de grande escala com o objetivo de desarticular uma célula criminosa composta majoritariamente por mulheres

Intitulada “Sintonia Feminina”, a ação foi coordenada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e resultou no cumprimento de 74 mandados judiciais — sendo 29 de prisão temporária e 45 de busca e apreensão — em nove municípios piauienses, incluindo Teresina, Parnaíba, Luís Correia, Oeiras, Picos, Canto do Buriti, Monsenhor Gil, Altos e Campo Maior.


As investigações apontam que 28 das 29 pessoas com mandado de prisão são mulheres com atuação direta em crimes como tráfico de drogas, organização criminosa, roubo, receptação de veículos, porte ilegal de armas e tentativa de homicídio. As suspeitas desempenhavam funções diversas dentro da estrutura da facção, como logística, disciplina e comunicação.

A apuração teve início em fevereiro de 2024, após a prisão em flagrante de uma mulher na capital, que carregava entorpecentes e documentos comprometedores. O material apreendido revelou uma rede bem estruturada e hierarquizada, com vínculos com uma facção criminosa de atuação nacional.

Durante a operação, foram apreendidos celulares, armas, documentos e anotações que reforçam a existência de um esquema organizado, com articulação interestadual. As autoridades destacam o aumento da participação feminina no comando de grupos criminosos, fenômeno já observado em outras investigações.

A ação contou com apoio integrado de várias unidades das polícias Civil e Militar, bem como de setores de inteligência e forças especializadas, incluindo o CANIL e a Guarda Civil Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITORES:O Portal Parnaiba Informa não tem vínculo com a prefeitura de Parnaíba e nem com o Governo do Estado do Piauí.É assim que se faz uma imprensa livre.
Os comentários publicados são de inteira responsabilidade de seus criadores e não refletem,em momento algum, a opinião do Portal Parnaiba informa.
IMPORTANTE RESSALTAR:
O Portal Parnaiba informa também acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e antes de fazer qualquer tipo de comentário.
O Portal Parnaiba informa tem como principal objetivo ser um veículo de comunicação a fim de expressar a liberdade de opinião,um espaço para o diálogo com a população e para informar sobre serviços, ações, notícias, que influenciem diretamente na vida dos cidadãos piauieses.
• O Portal Parnaiba informa esta aberto ao público, que podem participar comentando em notícias e enviando dúvidas, elogios, críticas e sugestões, desde que estejam de acordo com a política de uso e não se enquadrem nos seguintes casos:
• contenham material discriminatório, de caráter ofensivo, ilegal, preconceituoso e racista;
• contenham ameaças, perjúrio, difamação ou qualquer conteúdo inapropriado que viole os padrões da rede social Blogger ou da legislação brasileira;
• contenham textos, fotos, vídeos de teor pornográfico, violento, rude, grosseiro e escatológico;
• divulguem promoções, perfis, materiais de campanhas eleitorais de qualquer partido ou pessoa ou propagandas de terceiros;
• tenham vocabulário chulo ou de baixo calão;
• tenham informações que promovam mentiras ou conteúdo inverídico;
• ofendam ou difamem o Portal Parnaiba informa, outros leitores do blog, servidores ou membros da instituição;
• divulguem informações pessoais do usuário. A permanência implica na responsabilidade única e exclusiva de seu publicador e não caracteriza endosso do Portal Parnaiba informa.