segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Crime de maus-tratos a animais no Residencial Simplício Dias, em Parnaíba, litoral do Piauí:Um homem, apontado como responsável pelos animais, foi preso por uma equipe da 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (2ª CIPA)

Um crime de maus-tratos a animais foi registrado no Residencial Simplício Dias, em Parnaíba, litoral do Piauí. 

Um homem, apontado como responsável pelos animais, foi preso por uma equipe da 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (2ª CIPA).

De acordo com as informações apuradas, na residência foram encontrados dois cães em situação extrema de maus-tratos. Durante a ocorrência, um dos animais não resistiu e morreu no momento em que a equipe de proteção aos animais ainda estava no local. O outro cão foi resgatado com vida por integrantes da ONG Adota PHB, que prestaram os primeiros cuidados.

O suspeito foi conduzido e autuado pelo crime de maus-tratos a cães, previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com redação dada pela Lei nº 14.064/2020. Para casos envolvendo cães e gatos, a pena prevista é de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda.

Siga nosso Instagram

Como a pena máxima ultrapassa quatro anos, o crime é considerado inafiançável pela autoridade policial, não sendo possível a concessão de fiança na delegacia. No caso em questão, ainda há causa de aumento de pena em razão da morte de um dos animais, o que reforça a necessidade de análise pelo Poder Judiciário.

Eventuais decisões sobre concessão de fiança ou aplicação de medidas alternativas ficarão a cargo do juiz, durante a audiência de custódia.

Reportagem: J. Marcos – Folha do Delta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITORES:O Portal Parnaiba Informa não tem vínculo com a prefeitura de Parnaíba e nem com o Governo do Estado do Piauí.É assim que se faz uma imprensa livre.
Os comentários publicados são de inteira responsabilidade de seus criadores e não refletem,em momento algum, a opinião do Portal Parnaiba informa.
IMPORTANTE RESSALTAR:
O Portal Parnaiba informa também acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e antes de fazer qualquer tipo de comentário.
O Portal Parnaiba informa tem como principal objetivo ser um veículo de comunicação a fim de expressar a liberdade de opinião,um espaço para o diálogo com a população e para informar sobre serviços, ações, notícias, que influenciem diretamente na vida dos cidadãos piauieses.
• O Portal Parnaiba informa esta aberto ao público, que podem participar comentando em notícias e enviando dúvidas, elogios, críticas e sugestões, desde que estejam de acordo com a política de uso e não se enquadrem nos seguintes casos:
• contenham material discriminatório, de caráter ofensivo, ilegal, preconceituoso e racista;
• contenham ameaças, perjúrio, difamação ou qualquer conteúdo inapropriado que viole os padrões da rede social Blogger ou da legislação brasileira;
• contenham textos, fotos, vídeos de teor pornográfico, violento, rude, grosseiro e escatológico;
• divulguem promoções, perfis, materiais de campanhas eleitorais de qualquer partido ou pessoa ou propagandas de terceiros;
• tenham vocabulário chulo ou de baixo calão;
• tenham informações que promovam mentiras ou conteúdo inverídico;
• ofendam ou difamem o Portal Parnaiba informa, outros leitores do blog, servidores ou membros da instituição;
• divulguem informações pessoais do usuário. A permanência implica na responsabilidade única e exclusiva de seu publicador e não caracteriza endosso do Portal Parnaiba informa.