Por Lívia Ferreira, Tiago Mendes, g1 PI, TV Clube
Os cavalos-marinhos estão cada vez mais difíceis de serem encontrados em seu habitat natural no estuário do rio Cardoso, litoral do Piauí. Segundo a pesquisa de doutorado em Ecologia Aquática e Pesca da bióloga Laura Ternes, a presenças desses animais caiu 80% no estado.
O estuário é a área de transição costeira onde a água doce do rio se mistura com a água salgada do mar. No Piauí, esse espaço é comum nos manguezais litorâneos, berçário natural dos cavalos-marinhos.
Desde 2014 uma portaria do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proibi a captura e venda do animal em todo o Brasil. Quem descumprir pode ser preso e pagar multa de R$ 2 mil por animal apreendido.
Segundo moradores nativos da região, há 30 anos era possível ver muitos desses peixes na região. "Em 1982/83 tinha bastante cavalo-marinho aqui, nós pegávamos de 400 cavalos-marinhos por maré. Hoje em dia, vem uns 4", afirmou o pescador Gildo de Araújo.
InvestigaçãoEm setembro deste ano, a Polícia Federal (PF) prendeu dois homens chineses suspeitos de contrabandear barbatanas de tubarão e cavalos-marinhos. Atualmente, a PF investiga uma rede nacional de pessoas que podem estar ligadas a um esquema de tráfico internacional de espécies em extinção.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/j/o/brhyyDSDaM7O1gyOqyjQ/original-1-.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITORES:O Portal Parnaiba Informa não tem vínculo com a prefeitura de Parnaíba e nem com o Governo do Estado do Piauí.É assim que se faz uma imprensa livre.
Os comentários publicados são de inteira responsabilidade de seus criadores e não refletem,em momento algum, a opinião do Portal Parnaiba informa.
IMPORTANTE RESSALTAR:
O Portal Parnaiba informa também acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e antes de fazer qualquer tipo de comentário.
O Portal Parnaiba informa tem como principal objetivo ser um veículo de comunicação a fim de expressar a liberdade de opinião,um espaço para o diálogo com a população e para informar sobre serviços, ações, notícias, que influenciem diretamente na vida dos cidadãos piauieses.
• O Portal Parnaiba informa esta aberto ao público, que podem participar comentando em notícias e enviando dúvidas, elogios, críticas e sugestões, desde que estejam de acordo com a política de uso e não se enquadrem nos seguintes casos:
• contenham material discriminatório, de caráter ofensivo, ilegal, preconceituoso e racista;
• contenham ameaças, perjúrio, difamação ou qualquer conteúdo inapropriado que viole os padrões da rede social Blogger ou da legislação brasileira;
• contenham textos, fotos, vídeos de teor pornográfico, violento, rude, grosseiro e escatológico;
• divulguem promoções, perfis, materiais de campanhas eleitorais de qualquer partido ou pessoa ou propagandas de terceiros;
• tenham vocabulário chulo ou de baixo calão;
• tenham informações que promovam mentiras ou conteúdo inverídico;
• ofendam ou difamem o Portal Parnaiba informa, outros leitores do blog, servidores ou membros da instituição;
• divulguem informações pessoais do usuário. A permanência implica na responsabilidade única e exclusiva de seu publicador e não caracteriza endosso do Portal Parnaiba informa.