sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Polícia apreende duas toneladas de barbatanas de tubarão em Parnaíba:Durante a ação, dois homens de origem chinesa estavam no local e foram encaminhados à sede da Polícia Federal para prestar esclarecimentos sobre a procedência e o destino do material


A Polícia Ambiental apreendeu aproximadamente 2.000 kg de barbatanas de tubarão, além de cavalos-marinhos e outros produtos de origem marinha, em uma residência localizada no centro de Parnaíba, litoral do Piauí.

Durante a ação, dois homens de origem chinesa estavam no local. Eles foram encaminhados à sede da Polícia Federal para prestar esclarecimentos sobre a procedência e o destino do material.

O caso chama atenção pela quantidade de produtos apreendidos, indício de possível envolvimento com o tráfico internacional de espécies marinhas. 

Todo o material será periciado para identificação das espécies e avaliação do impacto ambiental.

Reportagem por J. Marcos - Correspondente do Conecta Piauí na região de Parnaíba

Ilustração 

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na noite desta quinta-feira (25/9), dois estrangeiros, na cidade de Parnaíba, por crimes ambientais e de receptação vinculada a ilícito ambiental.

Durante a ação, foram apreendidos no local diversos cavalos marinhos e barbatanas de tubarão, animais protegidos pela legislação ambiental que exigem autorização expressa para captura, depósito e comercialização. Tais condutas configuram grave violação da Lei de Crimes Ambientais, com possibilidade de aumento de pena caso se trate de espécies raras ou ameaçadas.

Além disso, por se tratar de bens oriundos de prática criminosa, a conduta pode ser enquadrada também como receptação de produto de crime ambiental, caso se comprove que os presos tinham ciência da origem ilícita do material.

O auto de prisão em flagrante está sendo lavrado na Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba/PI, e os detidos permanecerão à disposição da Justiça Federal.

A Polícia Federal ressalta que crimes contra a fauna marinha representam grave ameaça à biodiversidade e ao equilíbrio dos ecossistemas costeiros, reafirmando seu compromisso no combate a delitos ambientais e na proteção do patrimônio natural brasileiro.

Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITORES:O Portal Parnaiba Informa não tem vínculo com a prefeitura de Parnaíba e nem com o Governo do Estado do Piauí.É assim que se faz uma imprensa livre.
Os comentários publicados são de inteira responsabilidade de seus criadores e não refletem,em momento algum, a opinião do Portal Parnaiba informa.
IMPORTANTE RESSALTAR:
O Portal Parnaiba informa também acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e antes de fazer qualquer tipo de comentário.
O Portal Parnaiba informa tem como principal objetivo ser um veículo de comunicação a fim de expressar a liberdade de opinião,um espaço para o diálogo com a população e para informar sobre serviços, ações, notícias, que influenciem diretamente na vida dos cidadãos piauieses.
• O Portal Parnaiba informa esta aberto ao público, que podem participar comentando em notícias e enviando dúvidas, elogios, críticas e sugestões, desde que estejam de acordo com a política de uso e não se enquadrem nos seguintes casos:
• contenham material discriminatório, de caráter ofensivo, ilegal, preconceituoso e racista;
• contenham ameaças, perjúrio, difamação ou qualquer conteúdo inapropriado que viole os padrões da rede social Blogger ou da legislação brasileira;
• contenham textos, fotos, vídeos de teor pornográfico, violento, rude, grosseiro e escatológico;
• divulguem promoções, perfis, materiais de campanhas eleitorais de qualquer partido ou pessoa ou propagandas de terceiros;
• tenham vocabulário chulo ou de baixo calão;
• tenham informações que promovam mentiras ou conteúdo inverídico;
• ofendam ou difamem o Portal Parnaiba informa, outros leitores do blog, servidores ou membros da instituição;
• divulguem informações pessoais do usuário. A permanência implica na responsabilidade única e exclusiva de seu publicador e não caracteriza endosso do Portal Parnaiba informa.