terça-feira, 30 de setembro de 2025

Operações — OMNI e Difusão — para desarticular esquemas criminosos em contratos da área da saúde no Piauí:O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, aparece no centro das investigações, com indícios de superfaturamento e conluio em processos de contratação

 


A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU/PI) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/PI), deflagrou nesta terça-feira (30) duas grandes operações — OMNI e Difusão — para desarticular esquemas criminosos em contratos da área da saúde no Piauí. As investigações apuram suspeitas de superfaturamento, lavagem de dinheiro e fraudes que somam dezenas de milhões de reais.


No caso da Operação OMNI, foram expedidos dois mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão em diferentes estados, incluindo o Piauí, Maranhão, Tocantins, Goiás, São Paulo, Paraná e o Distrito Federal. A Justiça Federal determinou ainda o afastamento de um servidor público, a suspensão de contratos e o bloqueio de aproximadamente R$ 66 milhões dos investigados.


Um dos focos das apurações é a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), que teria direcionado contratos de gestão hospitalar em favor de uma Organização Social de Saúde (OSS). 
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, aparece no centro das investigações, com indícios de superfaturamento e conluio em processos de contratação. Também estão sob suspeita contratos relacionados a softwares de gestão hospitalar.

Já a Operação Difusão concentra-se em contratações feitas pela SESAPI e pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS). Nesse caso, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Teresina, Imperatriz (MA) e Marco (CE). A Justiça determinou ainda o afastamento cautelar de uma servidora pública ligada aos órgãos investigados.


As apurações começaram a partir de denúncias encaminhadas à CGU e ao Ministério Público Federal, envolvendo irregularidades em contratos para a prestação de serviços de hemodiálise e diálise peritoneal. Há suspeita de que agentes públicos tenham atuado para beneficiar empresas específicas, em troca de vantagens indevidas.

Com o avanço das operações, as autoridades esperam esclarecer todo o alcance do esquema e responsabilizar os envolvidos nos crimes contra os cofres públicos da saúde no estado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITORES:O Portal Parnaiba Informa não tem vínculo com a prefeitura de Parnaíba e nem com o Governo do Estado do Piauí.É assim que se faz uma imprensa livre.
Os comentários publicados são de inteira responsabilidade de seus criadores e não refletem,em momento algum, a opinião do Portal Parnaiba informa.
IMPORTANTE RESSALTAR:
O Portal Parnaiba informa também acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e antes de fazer qualquer tipo de comentário.
O Portal Parnaiba informa tem como principal objetivo ser um veículo de comunicação a fim de expressar a liberdade de opinião,um espaço para o diálogo com a população e para informar sobre serviços, ações, notícias, que influenciem diretamente na vida dos cidadãos piauieses.
• O Portal Parnaiba informa esta aberto ao público, que podem participar comentando em notícias e enviando dúvidas, elogios, críticas e sugestões, desde que estejam de acordo com a política de uso e não se enquadrem nos seguintes casos:
• contenham material discriminatório, de caráter ofensivo, ilegal, preconceituoso e racista;
• contenham ameaças, perjúrio, difamação ou qualquer conteúdo inapropriado que viole os padrões da rede social Blogger ou da legislação brasileira;
• contenham textos, fotos, vídeos de teor pornográfico, violento, rude, grosseiro e escatológico;
• divulguem promoções, perfis, materiais de campanhas eleitorais de qualquer partido ou pessoa ou propagandas de terceiros;
• tenham vocabulário chulo ou de baixo calão;
• tenham informações que promovam mentiras ou conteúdo inverídico;
• ofendam ou difamem o Portal Parnaiba informa, outros leitores do blog, servidores ou membros da instituição;
• divulguem informações pessoais do usuário. A permanência implica na responsabilidade única e exclusiva de seu publicador e não caracteriza endosso do Portal Parnaiba informa.