A cidade de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, poderá realizar novas eleições para vereador após a cassação de todos os parlamentares eleitos pelo Solidariedade e PT em 2024, já que a Justiça Eleitoral da 91ª Zona, em Luís Correia, determinou a anulação da votação de ambos os partidos naquele pleito.
Os dois partidos foram alvo de denúncias relacionadas a fraude na cota de gênero, o que resultou na cassação de Denis Pescados (Solidariedade), Laguinho (Solidariedade), Wagner Zanata (Solidariedade), Luciano Sérgio (PT), João Pedro (PT) e Veudo Damasceno (PT) e anulação dos votos das chapas.
Com a anulação dos 2.076 votos obtidos pelos candidatos a vereador do PT e dos 1.848 da chapa proporcional do Solidariedade, o quantitativo de votos nulos chegam a quase 60% do total registrado naquela eleição, o que tornaria necessário a realização de uma nova eleição suplementar.
Como se trata de uma decisão de primeira instância, os vereadores cassados seguem em seus mandatos na Câmara Municipal até o julgamento do recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). Caso o entendimento seja mantido, a Corte deverá marcar uma nova eleição no prazo de até 40 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITORES:O Portal Parnaiba Informa não tem vínculo com a prefeitura de Parnaíba e nem com o Governo do Estado do Piauí.É assim que se faz uma imprensa livre.
Os comentários publicados são de inteira responsabilidade de seus criadores e não refletem,em momento algum, a opinião do Portal Parnaiba informa.
IMPORTANTE RESSALTAR:
O Portal Parnaiba informa também acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e antes de fazer qualquer tipo de comentário.
O Portal Parnaiba informa tem como principal objetivo ser um veículo de comunicação a fim de expressar a liberdade de opinião,um espaço para o diálogo com a população e para informar sobre serviços, ações, notícias, que influenciem diretamente na vida dos cidadãos piauieses.
• O Portal Parnaiba informa esta aberto ao público, que podem participar comentando em notícias e enviando dúvidas, elogios, críticas e sugestões, desde que estejam de acordo com a política de uso e não se enquadrem nos seguintes casos:
• contenham material discriminatório, de caráter ofensivo, ilegal, preconceituoso e racista;
• contenham ameaças, perjúrio, difamação ou qualquer conteúdo inapropriado que viole os padrões da rede social Blogger ou da legislação brasileira;
• contenham textos, fotos, vídeos de teor pornográfico, violento, rude, grosseiro e escatológico;
• divulguem promoções, perfis, materiais de campanhas eleitorais de qualquer partido ou pessoa ou propagandas de terceiros;
• tenham vocabulário chulo ou de baixo calão;
• tenham informações que promovam mentiras ou conteúdo inverídico;
• ofendam ou difamem o Portal Parnaiba informa, outros leitores do blog, servidores ou membros da instituição;
• divulguem informações pessoais do usuário. A permanência implica na responsabilidade única e exclusiva de seu publicador e não caracteriza endosso do Portal Parnaiba informa.