segunda-feira, 7 de abril de 2025

Grupo suspeito de fraudar documentos e realizar empréstimos em nome de beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi alvo de operação realizada pela Polícia Civil:a "Operação Personagens" cumpriu 30 mandados de busca e apreensão e 21 dos 27 mandados de prisão expedidos pela Justiça nas cidades de Parnaíba e Luis Correia, no litoral do Piauí, e em municípios do estado do Maranhão

 


Um grupo suspeito de fraudar documentos e realizar empréstimos em nome de beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi alvo de operação realizada pela Polícia Civil.
No total, a "Operação Personagens" cumpriu 30 mandados de busca e apreensão e 21 dos 27 mandados de prisão expedidos pela Justiça nas cidades de Parnaíba e Luis Correia, no litoral do Piauí, e em municípios do estado do Maranhão. Um dos membros da organização criminosa está na Itália e teve seu nome inserido na lista de procurados pela Interpol.
A investigação apontou que o grupo criminoso fraudava documentos de identificação pessoal, como RG e CNH para fazer empréstimos, ter acesso a cartões de crédito e contratar apólices de seguro de vida em nome de beneficiários do INSS. Os laranjas eram aliciados para utilizar suas fotografias nos documentos com os dados de beneficiários da previdência social. Os empréstimos eram feitos por meio da internet e utilizavam o reconhecimentos facial, feito pelos laranjas, para autorizar a operação financeira.
Após a concessão dos empréstimos fraudulentos, os valores eram transferidos para contas controladas por intermediários e, posteriormente, para os membros da organização. 
Em muitos casos, o dinheiro era encaminhado diretamente para os líderes do esquema. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 12 milhões.
De acordo com o diretor de Inteligência da SSP, delegado Anchieta Nery, o líder da organização criminosa foi preso na cidade de Imperatriz, Estado do Maranhão.
“Esse indivíduo viajava para várias cidades do Brasil ensinando como aplicar esse tipo de golpe financeiro. Essa operação é mais uma ação que evidencia a importância do trabalho de inteligência policial e da cooperação entre forças de segurança para enfrentar crimes de alta complexidade e com ramificações interestaduais e internacionais”, pontuou Anchieta Nery.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar todos os envolvidos e recuperar os valores desviados. A operação reforça o compromisso da Secretaria de Segurança Pública do Piauí no combate ao crime organizado, especialmente às modalidades que utilizam tecnologia e manipulação de sistemas bancários para lesar a população e o sistema financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITORES:O Portal Parnaiba Informa não tem vínculo com a prefeitura de Parnaíba e nem com o Governo do Estado do Piauí.É assim que se faz uma imprensa livre.
Os comentários publicados são de inteira responsabilidade de seus criadores e não refletem,em momento algum, a opinião do Portal Parnaiba informa.
IMPORTANTE RESSALTAR:
O Portal Parnaiba informa também acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e antes de fazer qualquer tipo de comentário.
O Portal Parnaiba informa tem como principal objetivo ser um veículo de comunicação a fim de expressar a liberdade de opinião,um espaço para o diálogo com a população e para informar sobre serviços, ações, notícias, que influenciem diretamente na vida dos cidadãos piauieses.
• O Portal Parnaiba informa esta aberto ao público, que podem participar comentando em notícias e enviando dúvidas, elogios, críticas e sugestões, desde que estejam de acordo com a política de uso e não se enquadrem nos seguintes casos:
• contenham material discriminatório, de caráter ofensivo, ilegal, preconceituoso e racista;
• contenham ameaças, perjúrio, difamação ou qualquer conteúdo inapropriado que viole os padrões da rede social Blogger ou da legislação brasileira;
• contenham textos, fotos, vídeos de teor pornográfico, violento, rude, grosseiro e escatológico;
• divulguem promoções, perfis, materiais de campanhas eleitorais de qualquer partido ou pessoa ou propagandas de terceiros;
• tenham vocabulário chulo ou de baixo calão;
• tenham informações que promovam mentiras ou conteúdo inverídico;
• ofendam ou difamem o Portal Parnaiba informa, outros leitores do blog, servidores ou membros da instituição;
• divulguem informações pessoais do usuário. A permanência implica na responsabilidade única e exclusiva de seu publicador e não caracteriza endosso do Portal Parnaiba informa.