quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Ministério Público do Piauí (MPPI) está apurando suposta falta de vacinas e desvio de medicamentos na Unidade Básica de Saúde (Módulo 42), localizada no bairro João XXIII, em Parnaíba:O promotor de justiça Dr. Antenor Filgueiras Lôbo Neto foi responsável por instaurar o inquérito civil

O Ministério Público do Piauí (MPPI) está apurando suposta falta de vacinas e desvio de medicamentos na Unidade Básica de Saúde (Módulo 42), localizada no bairro João XXIII, em Parnaíba, município administrado pelo prefeito Francisco Emanuel (Progressistas). 

O promotor de justiça Dr. Antenor Filgueiras Lôbo Neto foi responsável por instaurar o inquérito civil que tem a finalidade de esclarecer os fatos.

Segundo o órgão ministerial, inicialmente, um procedimento preparatório foi aberto em 07 de fevereiro de 2025 após denúncia encaminhada à Ouvidoria.

Em razão da necessidade de coletar mais informações, foi determinado que o denunciante encaminhasse mais detalhes, indicando o período aproximado em que ocorreram ou vem ocorrendo as supostas condutas irregulares. Ele deve comunicar também qual tipo de vacina foi, supostamente, impossibilitado de obter, e indicar os servidores, bem como eventuais parentes favorecidos pela vacinação.

O promotor destacou que, se existe envolvimento de servidores no possível desvio de medicamentos, eles poderão ser responsabilizados administrativamente por infração disciplinar.

A portaria também esclarece que o procedimento administrativo foi convertido em inquérito civil para dar continuidade às diligências, visto que o prazo de 180 dias para conclusão da apuração já havia encerrado.

O denunciante foi notificado pela segunda vez para que repasse todas as provas anteriormente requisitadas, que indiquem a prática ilícita na unidade de saúde e auxilie no andamento da investigação.

Outro lado

Viagora procurou o prefeito de Parnaíba para falar sobre o assunto, mas o gestor não atendeu as ligações e não respondeu aos questionamentos encaminhados através do WhatsApp.

A assessoria do gestor também foi procurada, porém até o fechamento da matéria os questionamentos não foram respondidos.(Letícia Dutra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITORES:O Portal Parnaiba Informa não tem vínculo com a prefeitura de Parnaíba e nem com o Governo do Estado do Piauí.É assim que se faz uma imprensa livre.
Os comentários publicados são de inteira responsabilidade de seus criadores e não refletem,em momento algum, a opinião do Portal Parnaiba informa.
IMPORTANTE RESSALTAR:
O Portal Parnaiba informa também acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e antes de fazer qualquer tipo de comentário.
O Portal Parnaiba informa tem como principal objetivo ser um veículo de comunicação a fim de expressar a liberdade de opinião,um espaço para o diálogo com a população e para informar sobre serviços, ações, notícias, que influenciem diretamente na vida dos cidadãos piauieses.
• O Portal Parnaiba informa esta aberto ao público, que podem participar comentando em notícias e enviando dúvidas, elogios, críticas e sugestões, desde que estejam de acordo com a política de uso e não se enquadrem nos seguintes casos:
• contenham material discriminatório, de caráter ofensivo, ilegal, preconceituoso e racista;
• contenham ameaças, perjúrio, difamação ou qualquer conteúdo inapropriado que viole os padrões da rede social Blogger ou da legislação brasileira;
• contenham textos, fotos, vídeos de teor pornográfico, violento, rude, grosseiro e escatológico;
• divulguem promoções, perfis, materiais de campanhas eleitorais de qualquer partido ou pessoa ou propagandas de terceiros;
• tenham vocabulário chulo ou de baixo calão;
• tenham informações que promovam mentiras ou conteúdo inverídico;
• ofendam ou difamem o Portal Parnaiba informa, outros leitores do blog, servidores ou membros da instituição;
• divulguem informações pessoais do usuário. A permanência implica na responsabilidade única e exclusiva de seu publicador e não caracteriza endosso do Portal Parnaiba informa.