O Governo do Piauí já emitiu 4.824 Carteiras de Identificação do Autista (CIA) entre janeiro e outubro de 2025.
O documento, que garante atendimento prioritário e promove inclusão e cidadania, pode ser solicitado de forma digital e gratuita por meio da plataforma Gov.pi Cidadão.
Do total, 3.524 carteiras foram emitidas em formato digital, o que representa um avanço expressivo na digitalização de serviços públicos estaduais. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi).
O secretário da Seid, Mauro Eduardo, comemorou os números e destacou o impacto positivo da digitalização.
“A gente fica muito feliz em ver o resultado da emissão das carteiras do autista pelo Gov Cidadão. Mais de 4 mil famílias foram beneficiadas com o documento, que garante mais acessibilidade, conforto e dignidade. Antes, quem morava no interior precisava enviar documentos via CRAS, o que levava tempo. Agora, tudo é feito pelo celular. Essa é uma ação que reafirma a meta do governador Rafael Fonteles de transformar o Piauí no estado mais digital do Brasil”, afirmou o gestor.
Como solicitar a Carteira do Autista
A Carteira de Identificação do Autista é gratuita, tem validade em todo o território piauiense e assegura atendimento prioritário em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Para solicitar, basta:
Baixar o aplicativo Gov.pi Cidadão ou acessar o site pidigital.pi.gov.br
Fazer login com os dados do Gov.br;
Clicar em “Serviços”, selecionar o órgão Seid-PI e a opção “Solicitar Carteira de Identificação do Autista”;
Preencher os dados, anexar documentos legíveis em PDF e finalizar a solicitação.
A análise pode levar até 30 dias.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO LEITORES:O Portal Parnaiba Informa não tem vínculo com a prefeitura de Parnaíba e nem com o Governo do Estado do Piauí.É assim que se faz uma imprensa livre.
Os comentários publicados são de inteira responsabilidade de seus criadores e não refletem,em momento algum, a opinião do Portal Parnaiba informa.
IMPORTANTE RESSALTAR:
O Portal Parnaiba informa também acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e antes de fazer qualquer tipo de comentário.
O Portal Parnaiba informa tem como principal objetivo ser um veículo de comunicação a fim de expressar a liberdade de opinião,um espaço para o diálogo com a população e para informar sobre serviços, ações, notícias, que influenciem diretamente na vida dos cidadãos piauieses.
• O Portal Parnaiba informa esta aberto ao público, que podem participar comentando em notícias e enviando dúvidas, elogios, críticas e sugestões, desde que estejam de acordo com a política de uso e não se enquadrem nos seguintes casos:
• contenham material discriminatório, de caráter ofensivo, ilegal, preconceituoso e racista;
• contenham ameaças, perjúrio, difamação ou qualquer conteúdo inapropriado que viole os padrões da rede social Blogger ou da legislação brasileira;
• contenham textos, fotos, vídeos de teor pornográfico, violento, rude, grosseiro e escatológico;
• divulguem promoções, perfis, materiais de campanhas eleitorais de qualquer partido ou pessoa ou propagandas de terceiros;
• tenham vocabulário chulo ou de baixo calão;
• tenham informações que promovam mentiras ou conteúdo inverídico;
• ofendam ou difamem o Portal Parnaiba informa, outros leitores do blog, servidores ou membros da instituição;
• divulguem informações pessoais do usuário. A permanência implica na responsabilidade única e exclusiva de seu publicador e não caracteriza endosso do Portal Parnaiba informa.