terça-feira, 11 de novembro de 2025

Polícia prende integrandes de rede internacional de agiotagem que atuava em Parnaíba:Esquema comandado por estrangeiros cobrava até 30% de juros e usava violência contra vítimas

 

Por Tribuna de Parnaíba

Esquema comandado por estrangeiros cobrava até 30% de juros e usava violência contra vítimas. 

A polícia bloqueou R$ 5 milhões e prendeu 15 suspeitos ligados à pratica de agiotagem em Teresina, Parnaíba, Oeiras, Barras, Picos e Água Branca.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou nesta terça-feira (11) a Operação Macondo, no âmbito do Pacto Pela Ordem, desarticulando uma rede internacional de agiotagem e lavagem de dinheiro que atuava em seis cidades do estado: Teresina, Parnaíba, Oeiras, Barras, Picos e Água Branca.

A operação cumpriu 15 mandados de prisão, 18 de busca e apreensão e bloqueou R$ 5 milhões em contas ligadas aos investigados. 

O grupo, formado por estrangeiros da Colômbia e da Venezuela, oferecia empréstimos informais a pequenos comerciantes, ambulantes e autônomos, com juros abusivos de até 30% ao mês.

O que parecia uma “ajuda rápida” se transformava em um pesadelo: quem atrasava os pagamentos sofria ameaças, destruição de mercadorias e perseguições, com relatos de desaparecimentos e suicídios.

“A Operação Macondo representa um passo decisivo no enfrentamento de condutas ilícitas que afetam a dignidade de trabalhadores e pequenos comerciantes”, declarou o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP.

A ação foi coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), reafirmando o compromisso da polícia com a proteção dos mais vulneráveis e o combate implacável à criminalidade financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITORES:O Portal Parnaiba Informa não tem vínculo com a prefeitura de Parnaíba e nem com o Governo do Estado do Piauí.É assim que se faz uma imprensa livre.
Os comentários publicados são de inteira responsabilidade de seus criadores e não refletem,em momento algum, a opinião do Portal Parnaiba informa.
IMPORTANTE RESSALTAR:
O Portal Parnaiba informa também acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e antes de fazer qualquer tipo de comentário.
O Portal Parnaiba informa tem como principal objetivo ser um veículo de comunicação a fim de expressar a liberdade de opinião,um espaço para o diálogo com a população e para informar sobre serviços, ações, notícias, que influenciem diretamente na vida dos cidadãos piauieses.
• O Portal Parnaiba informa esta aberto ao público, que podem participar comentando em notícias e enviando dúvidas, elogios, críticas e sugestões, desde que estejam de acordo com a política de uso e não se enquadrem nos seguintes casos:
• contenham material discriminatório, de caráter ofensivo, ilegal, preconceituoso e racista;
• contenham ameaças, perjúrio, difamação ou qualquer conteúdo inapropriado que viole os padrões da rede social Blogger ou da legislação brasileira;
• contenham textos, fotos, vídeos de teor pornográfico, violento, rude, grosseiro e escatológico;
• divulguem promoções, perfis, materiais de campanhas eleitorais de qualquer partido ou pessoa ou propagandas de terceiros;
• tenham vocabulário chulo ou de baixo calão;
• tenham informações que promovam mentiras ou conteúdo inverídico;
• ofendam ou difamem o Portal Parnaiba informa, outros leitores do blog, servidores ou membros da instituição;
• divulguem informações pessoais do usuário. A permanência implica na responsabilidade única e exclusiva de seu publicador e não caracteriza endosso do Portal Parnaiba informa.