terça-feira, 11 de novembro de 2025

Carga de mais de 36 m³ de madeira nativa sem documentação é apreendida em Buriti dos Lopes

 Uma grande carga de madeira serrada nativa foi apreendida na noite do domingo (9), no município de Buriti dos Lopes, no Piauí. A ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante fiscalização na BR-343. O transporte irregular resultou no enquadramento do condutor e do proprietário do veículo por crime ambiental

A abordagem ocorreu por volta das 23h55, no KM 53 da rodovia. A equipe da PRF, em deslocamento de Parnaíba para Piripiri, deu ordem de parada a um caminhão-trator que tracionava um semirreboque e transportava produto florestal.

Ao fiscalizar a carga, os policiais constataram que se tratava de madeira serrada, produto florestal nativo. O condutor, um homem de 33 anos, foi solicitado a apresentar a documentação fiscal e florestal obrigatória.

Carga de mais de 36 m³ de madeira nativa sem documentação é apreendida em Buriti dos Lopes - (Divulgação/PRF)Divulgação/PRF

Carga de mais de 36 m³ de madeira nativa sem documentação é apreendida em Buriti dos Lopes

A equipe da PRF realizou a medição da carga utilizando o método de cubagem, conforme o Manual de Procedimentos Operacionais da corporação. Após os cálculos, foi determinado que o veículo transportava um total de 36,82 metros cúbicos de madeira serrada.

O motorista afirmou não possuir o Documento de Origem Florestal (DOF), que é a licença eletrônica obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos e subprodutos de origem florestal, conforme a Lei 12.651/2012 e a Instrução Normativa nº 21/2014 do IBAMA. Além disso, nenhuma documentação fiscal (como DANFE ou CTe) foi apresentada.

O caminhão foi carregado em uma cidade no Pará e seria levado para uma cidade no Ceará.

Diante da ausência do Documento de Origem Florestal (DOF), o transporte foi considerado ilegal. O condutor e o proprietário do veículo foram enquadrados no Art. 46 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que trata de transportar madeira sem licença válida para todo o tempo da viagem. Foi ressaltada ainda a reincidência do proprietário em crimes.

O veículo, a carga e outros itens apreendidos no procedimento (incluindo um aparelho celular que será encaminhado ao Ministério Público para análise) foram levados ao pátio da PRF em Piripiri, onde permanecerão à disposição do Juizado Especial e do órgão ambiental competente. (O Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITORES:O Portal Parnaiba Informa não tem vínculo com a prefeitura de Parnaíba e nem com o Governo do Estado do Piauí.É assim que se faz uma imprensa livre.
Os comentários publicados são de inteira responsabilidade de seus criadores e não refletem,em momento algum, a opinião do Portal Parnaiba informa.
IMPORTANTE RESSALTAR:
O Portal Parnaiba informa também acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e antes de fazer qualquer tipo de comentário.
O Portal Parnaiba informa tem como principal objetivo ser um veículo de comunicação a fim de expressar a liberdade de opinião,um espaço para o diálogo com a população e para informar sobre serviços, ações, notícias, que influenciem diretamente na vida dos cidadãos piauieses.
• O Portal Parnaiba informa esta aberto ao público, que podem participar comentando em notícias e enviando dúvidas, elogios, críticas e sugestões, desde que estejam de acordo com a política de uso e não se enquadrem nos seguintes casos:
• contenham material discriminatório, de caráter ofensivo, ilegal, preconceituoso e racista;
• contenham ameaças, perjúrio, difamação ou qualquer conteúdo inapropriado que viole os padrões da rede social Blogger ou da legislação brasileira;
• contenham textos, fotos, vídeos de teor pornográfico, violento, rude, grosseiro e escatológico;
• divulguem promoções, perfis, materiais de campanhas eleitorais de qualquer partido ou pessoa ou propagandas de terceiros;
• tenham vocabulário chulo ou de baixo calão;
• tenham informações que promovam mentiras ou conteúdo inverídico;
• ofendam ou difamem o Portal Parnaiba informa, outros leitores do blog, servidores ou membros da instituição;
• divulguem informações pessoais do usuário. A permanência implica na responsabilidade única e exclusiva de seu publicador e não caracteriza endosso do Portal Parnaiba informa.